O Ministério das Relações Exteriores da Suíça confirmou nesta quinta-feira (18) a realização das “primeiras negociações” na sexta-feira, perto de Lucerna, sobre a aplicação do protocolo de acordo assinado por Estados Unidos e Irã.
“Continua previsto que Estados Unidos e Irã, assim como os mediadores, Paquistão e Catar, se reunirão amanhã (sexta-feira) em Bürgenstock para as primeiras negociações sobre a aplicação do acordo”, anunciou o ministério.
O encontro foi anunciado na terça-feira e acontecerá em um hotel de luxo em Bürgenstock, uma região montanhosa na região central do país.
Contexto do acordo
O acordo entre Estados Unidos e Irã foi assinado recentemente e estabelece um protocolo para as relações entre os dois países. As negociações em Bürgenstock representam o primeiro passo para colocar em prática os termos definidos no documento.
Paquistão e Catar atuarão como mediadores nas conversas, que ocorrerão em um ambiente neutro, na Suíça. O país europeu tem histórico de sediar encontros diplomáticos entre nações em conflito.
As discussões devem abordar os mecanismos de implementação do acordo e os próximos passos a serem seguidos por ambas as partes. A expectativa é que as negociações avancem nos detalhes práticos do protocolo assinado.
