Ir direto ao conteúdo
GDS Notícias
Últimas

27 milhões de alunos recebem vacinas nas escolas

As vacinas disponíveis incluem HPV para jovens de até 19 anos, febre amarela, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana (DTP).

Por · · 3 min de leitura
27 milhões de alunos recebem vacinas nas escolas

O Governo iniciou, nesta sexta-feira (24), a Semana de Vacinação nas Escolas, ação que se estende até o dia 30 de abril. A iniciativa atualiza as cadernetas de vacinação de cerca de 27 milhões de estudantes em mais de 104 mil escolas públicas de 5.544 municípios. A campanha integra o Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, e prioriza comunidades vulneráveis, como escolas quilombolas, indígenas, rurais e aquelas com alto índice de beneficiários do Bolsa Família.

As vacinas disponíveis incluem HPV para jovens de até 19 anos, febre amarela, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), tríplice bacteriana (DTP), meningocócica ACWY e contra a Covid-19. A imunização é feita por profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) nas próprias escolas ou em Unidades Básicas de Saúde, mediante autorização dos pais ou responsáveis. A ação também promove a central de Saúde de violências e saúde mental, integrando-se às aprendizagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O PSE, criado pelo Decreto nº 6.286/2007, completou 18 anos em 2025 e registrou a maior adesão de sua história no ciclo 2025-2026, com aumento de 4,4 milhões de alunos beneficiados em comparação ao ciclo anterior. Entre 2022 e 2025, as atividades de prevenção de violências cresceram 175,4%, a verificação da situação vacinal aumentou 119%, e as ações de saúde mental subiram mais de 233%, de cerca de 7 mil para quase 99 mil registros.

As coberturas vacinais infantis apresentaram recuperação em 2025 em relação a 2022, revertendo quedas agravadas pela pandemia de Covid-19. A tríplice viral alcançou 92,96% de cobertura, mantendo o Brasil livre do sarampo. A vacina contra HPV chegou a 86,11% entre meninas de 9 a 14 anos e 74,46% entre meninos, com o índice feminino cinco vezes superior à média mundial. Onze estados atingiram 90% para meninas e três para meninos. A meningocócica ACWY subiu para 67,75%, quadruplicando o número de crianças protegidas em relação a 2020.

Para incentivar a vacinação, o Ministério da Saúde reforça ferramentas digitais. A Caderneta Digital de Vacinação da Criança, lançada em abril de 2025 no aplicativo Meu SUS Digital, registra mais de 3,3 milhões de acessos e envia lembretes automáticos aos responsáveis. O programa Governo na Ponta enviou 39 milhões de mensagens em 2026, incluindo 10,2 milhões via WhatsApp, contra 5 milhões no ano anterior.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a campanha representa a maior cobertura vacinal infantil dos últimos nove anos, superior à média mundial em cinco vezes, e alertou contra baixar a guarda. O ministro da Educação, Leonardo Barchini, enfatizou a articulação entre saúde e educação, ligando a vacinação à permanência escolar. Com informações da Agência Brasil.

Passe adiante: WhatsApp Facebook X