Futebol palestino volta após 3 anos com 'Copa dos Mil Mártires

A Associação Palestina de Futebol (PFA) anunciou nesta segunda-feira (10) que vai retomar as atividades esportivas no início de setembro. A competição estava suspensa há três anos por causa da guerra em Gaza.
O primeiro torneio da PFA será chamado de "Copa dos Mil Mártires". O nome é uma homenagem aos 1.014 jogadores palestinos que morreram durante o conflito, de acordo com dados da própria federação.
"Anunciamos que retomaremos nossas atividades esportivas e o campeonato a partir do próximo dia 4 de setembro", disse o presidente da entidade, Jibril Rajoub, em entrevista em Ramallah.
A competição vai contar com 226 clubes: 146 da Cisjordânia ocupada, 44 da Faixa de Gaza e 36 de campos de refugiados palestinos no Líbano.
Rajoub afirmou que a guerra, iniciada após o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, criou condições difíceis para todos os palestinos e levou à suspensão das competições. "Mas nós não perdemos a nossa vontade nacional, nem a convicção de que o esporte segue sendo um símbolo de esperança e de vida", completou.
O dirigente pediu apoio da Fifa e de outras federações à PFA, que enfrenta problemas financeiros. Ele também pediu proteção ao direito de jogadores, crianças e clubes de praticarem o esporte "livremente e com dignidade".
Em comunicado recente, a federação palestina questionou a Fifa. A entidade perguntou se o órgão que comanda o futebol mundial "ainda tem coragem de aplicar seu regulamento a todos de forma igual (...) sem ceder a pressões políticas".
Há anos, a PFA cobra punições aos clubes israelenses que ficam em assentamentos na Cisjordânia e pede a suspensão da filiação de Israel à Fifa. "Não exigimos privilégios. Reivindicamos direitos legítimos garantidos pelas leis e estatutos esportivos", afirmou Rajoub.
O dirigente também informou que a seleção da Palestina vai disputar um amistoso contra a China em setembro. O jogo serve de preparação para a Copa da Ásia, que começa na Arábia Saudita em janeiro.