GDS Notícias
Insights

Meteoro “fireball” é registrado no céu do Rio Grande do Sul

Na noite de terça-feira, 30 de outubro, um meteoro brilhante foi avistado no céu do Rio Grande do Sul. O evento foi registrado pelo observatório astronômico Heller & Jung, situado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre. O diretor do observatório, Carlos Jung, informou que o meteoro, con

Por GDS Notícias · · 1 min de leitura

Na noite de terça-feira, 30 de outubro, um meteoro brilhante foi avistado no céu do Rio Grande do Sul. O evento foi registrado pelo observatório astronômico Heller & Jung, situado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre.

O diretor do observatório, Carlos Jung, informou que o meteoro, conhecido como “Fireball”, entrou na atmosfera por volta das 22h35, a uma altitude de 92 km. Este meteoro apresentou um brilho intenso, com magnitude de -9, o que é bastante elevado.

Jung compartilhou um vídeo que mostra o meteoro cruzando o céu noturno. O fenômeno teve uma duração de sete segundos, terminando sua trajetória a 35 km de altitude, próximo à região de Santana do Livramento, que está a aproximadamente 560 km de Taquara.

O professor comentou que este foi possivelmente o último grande “Fireball” do ano de 2025, encerrando um ciclo marcado por várias quedas de meteoros que não foram registradas durante o ano anterior.

Compartilhar: WhatsApp Facebook X