Venezuela: terremotos deixam quase 3 mil mortos
O número oficial de mortos pelos terremotos na Venezuela chegou a quase 3 mil. São 2.954 casos confirmados e 190 prédios desabaram. O governo venezuelano continua sem informar o número de desaparecidos.
Em Caracas, no bairro de San Bernadino, um prédio de seis andares, mais cobertura e lojas no térreo, desabou. Só ali, houve 19 mortes. A devastação na capital não é generalizada e está concentrada em alguns pontos. Em algumas ruas, a vida segue aparentemente normal.
Já na cidade de La Guaira, a mais afetada, a situação é diferente. No bairro de Praia Grande, a devastação é total. Quadras inteiras estão destruídas, e o que ainda está em pé é considerado inabitável. Equipes de resgate disseram que não têm esperança de encontrar pessoas com vida e que agora procuram apenas corpos.
Homenagem a resgatistas
Nesta manhã, a presidente Delcy Rodríguez convidou dezenas de resgatistas de vários países, como Argentina, Barbados, Reino Unido, França, Índia e Brasil, para uma cerimônia em Caracas. Os profissionais foram retirados de La Guaira para serem homenageados e condecorados. O comandante do hospital da marinha e o chefe da missão brasileira receberam a comenda de herói da Venezuela.
Muitos países estão retirando suas equipes de resgate, mas o Brasil permanece no país. O governo brasileiro está aumentando a ajuda e enviou 50 mil doses de vacina antirrábica canina e 100 mil doses de vacina contra a febre amarela. A medida está relacionada à fase atual da emergência, já que agora o foco é combater doenças infecciosas, após o período de traumatismos.