No dia 10 de dezembro, a UGEIRM Sindicato realizará uma roda de conversa chamada “Atravessamentos do Racismo Estrutural que perpassam a Segurança Pública no Rio Grande do Sul”. O evento acontecerá na sede do sindicato, localizada na Rua Lobo da Costa, 480, em Porto Alegre, a partir das 8h30.
O objetivo do encontro é discutir como a formação cultural e os preconceitos arraigados na sociedade afetam a segurança pública e a vida da população negra no estado. Estão confirmadas as participações de quatro convidados: Janaína Barbosa Rodrigues, Mauricio Ricardo Vieira Flores, Cláudia Chu e Lizandra Moraes. Cada um deles compartilhará suas experiências, pesquisas e iniciativas voltadas para a promoção da igualdade racial.
Ana Janete Lopes, vice-diretora de Assuntos Étnicos Raciais da UGEIRM e membro do Grupo de Trabalho da Consciência Negra, ressaltou a relevância do debate, afirmando que o racismo está presente em diversas esferas da sociedade, incluindo a polícia. “Precisamos discutir essa questão urgentemente e desenvolver mecanismos para combater esse problema dentro de nossa instituição e entre colegas que ainda perpetuam preconceitos”, destacou.
O evento está previsto para se encerrar ao meio-dia e é aberto ao público. Durante o encontro, os participantes poderão degustar pratos gastronômicos preparados especialmente para a ocasião.
Perfis dos Participantes
Janaína Barbosa Rodrigues – Pedagoga e professora de séries iniciais, Janaína tem formação em História e Cultura Afro-brasileira. É tutora do curso de Formação para a Educação das Relações Étnico-Raciais e quilombolas na UFRGS e atua também como empreendedora na área de moda com a marca Preta Pretinha Fashion.
Mauricio Ricardo Vieira Flores – Bacharel em Arquivologia com especialização em Gestão de Projetos e Sustentabilidade Ambiental, Mauricio também é professor de Capoeira Angola. Ele possui uma longa trajetória na Brigada Militar, onde já comandou várias unidades e organizou eventos relacionados à Consciência Negra. Atualmente, é Agente da Igualdade Racial em um projeto do Ministério da Igualdade Racial.
Cláudia Chu – Empresária e produtora cultural, Cláudia é Iyálòrìṣà da Sociedade Beneficente Ilê Afro Xangô Ibeji. Ela realiza projetos socioculturais em Alvorada e já foi reconhecida por suas contribuições com prêmios de destaque na área cultural. Cláudia também é conselheira em comitês que promovem os direitos do povo de terreiro.
Lizandra Moraes – Produtora e documentarista, Lizandra estuda a política educacional em museus e tem formação em Letras, Administração e Recursos Humanos. Com experiência em Artes Visuais, ela atualmente atua no Instituto Brasileiro de Museus, contribuindo para a preservação e promoção da cultura.
O evento é uma oportunidade importante para a troca de ideias e a reflexão sobre como enfrentar o racismo estrutural na segurança pública e na sociedade em geral.