18/01/2026
GDS Notícias»Notícias»RS pode ter frente fria e temporais isolados nos próximos dias

RS pode ter frente fria e temporais isolados nos próximos dias

A semana começa com mudanças climáticas em várias regiões do país. Uma frente fria que avança pelo Sul e Centro do Brasil promete trazer chuvas intensas, temporais isolados e uma queda de temperatura acentuada em diversos estados, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

Essa frente fria é impulsionada por uma massa de ar frio, que pode levar a temperaturas muito baixas durante as madrugadas, principalmente nas áreas serranas do Sul.

A chegada da frente fria ao Rio Grande do Sul está prevista entre a tarde e a noite deste domingo (18). Inicialmente, a atividade será leve, mas com a interação com um sistema frontal estacionário na Região Sul, a instabilidade deve aumentar. As áreas mais afetadas incluem a Metade Norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, onde são esperadas pancadas de chuva fortes, com riscos de temporais, raios e até queda de granizo. No entanto, a meteorologia aponta que esses episódios de tempo severo devem ser pontuais.

Na segunda-feira (19), a frente fria deve avançar em direção ao Sudeste. Espera-se que, a partir da tarde e noite, ocorram chuvas e possíveis temporais em partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a possibilidade de chuvas intensas em algumas áreas.

Enquanto isso, o tempo deve melhorar em grande parte da Região Sul, com a chegada de uma massa de ar frio que traz um sistema de alta pressão atmosférica, ajudando a deslocar a instabilidade para o centro do território nacional.

### Zonas de Convergência do Atlântico Sul

A frente fria também deve ajudar na formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse fenômeno pode resultar em chuvas volumosas ao longo da semana em Goiás, Minas Gerais, parte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A ZCAS é caracterizada por uma faixa contínua de nuvens que vai da Amazônia até o Sudeste e pode persistir por vários dias, atuando como um corredor de umidade.

Os eventos de ZCAS são sazonais e ocorrem mais frequentemente entre novembro e março. Esses fenômenos geralmente podem durar até dez dias consecutivos, trazendo grandes volumes de chuva para as áreas afetadas e costumam ser iniciados por frentes frias que atravessam o Sul do país e geram convergência de umidade até o Oceano Atlântico.

### Queda nas Temperaturas

Uma nova massa de ar frio deve provocar uma queda significativa nas temperaturas no início da semana, encerrando um período de calor mais intenso. Embora essa seja a segunda incursão de ar frio do ano, ela será menos intensa do que a que ocorreu na primeira semana de janeiro, que registrou geadas de até 1,5°C em São José dos Ausentes (RS) e 0,9°C em São Joaquim (SC).

As madrugadas de segunda (19), terça (20) e quarta-feira (21) devem ter temperaturas abaixo da média, com registros entre 10°C e 13°C em partes do Sul e da Campanha. Nas regiões mais elevadas dos Aparados da Serra, as mínimas podem variar entre 5°C e 7°C. As tardes também devem trazer temperaturas mais agradáveis, especialmente na comparação com os dias recentes.

Sobre o autor: contato@gdsnoticias.com

Equipe que trabalha em conjunto na redação e revisão de conteúdos com atenção à qualidade editorial.

Ver todos os posts →