O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump na Casa Branca gerou uma reviravolta nas redes sociais. De acordo com Marco Aurélio Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV, na véspera da reunião, sete das dez postagens com mais interações sobre o tema no Instagram indicavam que Lula sairia prejudicado do encontro.
Após o bate-papo entre os dois, o cenário mudou completamente. Entre as dez postagens com mais interações, apenas uma manteve um tom crítico ao presidente brasileiro. A mudança de percepção foi rápida e significativa nas plataformas digitais.
Filmes brasileiros perdem público
Em outro assunto, o cinema nacional enfrenta uma queda expressiva de público. Dados recentes indicam que os filmes brasileiros perderam 72% de espectadores em 2026. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, que destacou o desafio para a indústria audiovisual do país.
A redução no número de espectadores representa um dos maiores recuos já registrados para o setor. O dado acende um alerta sobre a necessidade de políticas de incentivo e distribuição para as produções nacionais.
