sábado, 15 de novembro de 2025
Notícias de última hora

Polícia Federal muda comando no Rio Grande do Sul

EM 15 DE NOVEMBRO DE 2025, ÀS 02:52

A Polícia Federal (PF) anunciou a troca de seu superintendente regional no Rio Grande do Sul. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, dia 14.

O novo delegado-chefe é Alessandro Maciel Lopes, que substitui Aldronei Pacheco Rodrigues, responsável pela superintendência desde junho de 2021. Alessandro, antes de assumir o cargo no estado, atuava em Brasília como Coordenador-Geral de Repressão à Corrupção, Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro.

A mudança na superintendência ocorreu em função da aposentadoria de Aldronei. Ele foi o único superintendente regional da PF entre os 27 do país que não havia sido deslocado durante os três anos do governo atual.

Durante sua gestão, o delegado Aldronei e sua equipe se destacaram, liderando o ranking nacional de operações contra trabalho escravo e lavagem de dinheiro no ano passado.

### Perfil do Novo Superintendente

Alessandro Maciel Lopes tem 53 anos e é natural de Sant’Ana do Livramento. Ele começou sua carreira na PF em 2007 e atuou até 2018 na mesma cidade. Nos últimos anos, ocupou diversas funções, incluindo chefe do Núcleo de Inteligência Policial e representante da Interpol no Rio Grande do Sul, além de Corregedor Regional e Delegado Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado.

Em 2023, Alessandro estava em Brasília. Além de sua carreira na policial, ele também tem uma trajetória acadêmica, tendo sido professor de Direito na Universidade da Região da Campanha (Urcamp) entre 2008 e 2018 e atualmente leciona na Academia Nacional de Polícia e em cursos de pós-graduação.

Com a nova posição, espera-se que o superintendente continue o trabalho de combate ao crime de forma semelhante à gestão de Aldronei, mantendo o foco em ações efetivas e estratégias de repressão.

Receba conteúdos e promoções