Exposição “Sonhar o rio” no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC
No dia 24 de setembro de 2025, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC) inaugura a exposição “Sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem”. A abertura acontece às 16h e a mostra estará disponível até 12 de dezembro de 2025. O evento tem como objetivo discutir a crise hídrica e a destruição dos rios da Amazônia, através das obras de 15 artistas latino-americanos.
A curadoria da exposição fica a cargo de Gabriel Bicho, e a realização é uma parceria com a Sala Verde UFSC. O projeto que originou esta exposição, chamado Muluca (Mundo-Lugar-Casa), foi criado em 2024 em Porto Velho, Rondônia, como resposta à seca histórica que afetou a Amazônia em 2023, impacto que se refletiu na fauna, flora e na vida das comunidades ribeirinhas.
As obras em exibição são variadas e incluem textos, colagens, fotografias e ilustrações digitais. Muitas dessas obras foram expostas anteriormente nas ruas de diversas cidades brasileiras, como Brasília, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Velho e Pacatuba, no formato lambe-lambe. O projeto visa estimular reflexões sobre as relações das pessoas com os rios e suas memórias, enfatizando a importância da preservação das águas amazônicas.
O curador Bicho ressalta a interconexão dos rios do Brasil, afirmando que, como exemplificado na literatura indígena e palavras de Ailton Krenak, esses rios estão interligados entre si, formando uma grande teia que abrange todo o país.
Esta é a primeira vez que o projeto Muluca é exibido em um museu universitário, com apoio do MArquE/UFSC, que cedeu o espaço e a Sala Verde garantiu os recursos necessários para a realização da mostra. O evento apresenta as inquietações dos artistas participantes, que incluem Ana Sabiá (SC), João Ferré (GO), Soph Divina (SP), Maria Tereza (ES), Jinnie Anne Pak (SP), Rick Rodrigues (ES), entre outros.
O MArquE/UFSC, com mais de 60 anos de história, é conhecido por seus acervos etnográficos, arqueológicos e de cultura popular, além de integrar ações de extensão, pesquisa e ensino. O projeto Muluca também busca explorar formas de musealidade a partir das experiências cotidianas e da diversidade de corpos e territórios, ampliando as narrativas sobre o norte do país.
Serviço:
- Exposição: “Sonhar o rio: do direito à luta pela paisagem”
- Período: 24 de setembro a 12 de dezembro de 2025. Terças a sextas, das 7h às 19h (entrada até 18h30).
- Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE) – Rua Eng. Agrônomo Andrey Cristian Ferreira, s/n, Trindade, Florianópolis – SC.
- Entrada: Gratuita
- Classificação: Livre