Neste sábado, 22 de outubro, a cidade de Charrua, localizada no Norte do Rio Grande do Sul, registrou queda de granizo. Essa ocorrência, que foi localizada, gerou alertas sobre a possibilidade de novas chuvas na área no dia seguinte, 23 de outubro, apesar da previsão de tempo firme. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a região, indicando riscos de instabilidade climática.
Além de Charrua, outras áreas do Sul do Brasil, como partes de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, também relataram queda de granizo. A MetSul Meteorologia atribui esses temporais ao avanço de uma frente fria que se aproximou da região. A combinação do ar quente ainda presente em Santa Catarina e Paraná com o aumento das temperaturas durante o dia contribuiu para a formação das chuvas isoladas com granizo.
Os meteorologistas preveem que, no domingo, a maioria das regiões do Rio Grande do Sul terão um dia de clima estável. Contudo, podem ocorrer chuvas esparsas e, consequentemente, novos episódios de granizo, especialmente no Norte do estado.
A instabilidade climática também atinge Santa Catarina e partes dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e uma pequena área de São Paulo. O alerta amarelo abrange o risco de chuvas intensas, que podem variar entre 20 a 30 mm por hora, com possibilidade de até 50 mm durante o dia. Além disso, os ventos podem ser fortes, alcançando velocidades entre 40 a 60 km/h, e há riscos associados como cortes de energia elétrica, danos em plantações e quedas de galhos de árvores, além de alagamentos.
Em situações de rajadas fortes de vento, é recomendado que as pessoas não busquem abrigo debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. É aconselhável também evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade, assim como não utilizar aparelhos eletrônicos conectados na tomada.
Para mais informações sobre o clima e segurança, pode-se entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.