A Globo está investindo em um novo formato de novelas, chamado de novelas verticais, que ganham destaque com tramas cheias de melodrama, romances e intrigas. Esse estilo narrativo já fez sucesso na China, que é a maior produtora de microdramas do mundo. Em um futuro próximo, a emissora planeja explorar outros gêneros, como comédias, histórias policiais e suspenses.
Nesta semana, a Globo lançou sua primeira novela vertical, intitulada “Tudo por uma segunda chance”. A trama conta com as atuações de Daniel Rangel, Débora Ozório e Jade Picon. O próximo título da plataforma Globoplay, “Cinderela e o segredo do pobre milionário”, teve a sua estreia marcada para 12 de dezembro. Esta novela é escrita por Ricardo Hofstetter e traz no elenco Gustavo Mioto e Maya Aniceto, além de outros atores como Yana Sardenberg, Caio Paduan, Suzy Rêgo, Ludmillah Anjos e Camilla Camargo.
Atualmente, três novas tramas estão em desenvolvimento no Globoplay, com Hofstetter responsável por uma delas e Gustavo Reiz encarregado de duas.
Além das novas produções da Globo, uma nova plataforma chamada Tele Tele, focada exclusivamente em microdramas, será lançada em 2026. O projeto é de um grupo que inclui Antonio Prata, Chico Mattoso, Thiago Teitelroit, Gustavo Mayrink e Camila Guerreiro. Pedro Bial e Fernando Meirelles serão parte do conselho criativo dessa nova iniciativa. A história inaugural da plataforma já está finalizada.