14/04/2026
GDS Notícias»Insights»Duas praias de Natal impróprias para banho

Duas praias de Natal impróprias para banho

Duas praias em Natal continuam impróprias para banho, de acordo com o boletim de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).

Os trechos em questão são a Ponta Negra, na altura do Morro do Careca, e a Areia Preta, no local da Escadaria de Mãe Luíza.

Além desses pontos na capital potiguar, o relatório também aponta outros dois locais na Região Metropolitana que não estão aptos para banho. São eles o Rio Pirangi-Pium (Balenário Pium), em Parnamirim, e a Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta.

O boletim, no entanto, informa que há outros trechos nessas mesmas praias que permanecem próprios para os banhistas. Como exemplo, a praia de Ponta Negra tem áreas liberadas, como os acessos principal, da Rua C. G. Teixeira – Escadaria e da Rua M. S. Medeiros.

Na semana anterior, o documento do Idema também considerava impróprios para banho os trechos das praias do Forte e da Redinha, localizados no Rio Potengi, em Natal. Nesta nova atualização, esses dois pontos saíram da lista e estão liberados.

A balneabilidade das praias é um monitoramento regular feito pelas autoridades ambientais para verificar a qualidade da água. A condição de imprópria indica que a concentração de bactérias pode representar um risco à saúde dos banhistas, podendo causar problemas como gastroenterites, infecções na pele e nos ouvidos.

O resultado se baseia em análises de amostras de água coletadas nos locais monitorados. O Idema recomenda que os veranistas evitem os trechos sinalizados como impróprios e busquem os pontos que estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação.

A situação pode mudar a cada nova coleta e divulgação de boletim, devido a fatores como chuvas, marés e alterações no fluxo de rios e canais que desembocam no litoral. Por isso, é importante que a população fique atenta às atualizações periódicas divulgadas pelo órgão ambiental.

Sobre o autor: contato@gdsnoticias.com

Equipe que trabalha em conjunto na redação e revisão de conteúdos com atenção à qualidade editorial.

Ver todos os posts →