O documentário “Aprender a Sonhar”, dirigido por Vítor Rocha, será exibido no Cine Brasília nesta terça-feira, 7 de outubro, às 19h.
Este filme aborda o impacto das políticas de cotas na vida de estudantes de comunidades periféricas e marginalizadas. Ele retrata os desafios enfrentados por estudantes indígenas e quilombolas na busca pelo ingresso e pela conclusão do ensino superior. O documentário mostra como esses jovens levam suas tradições e saberes ancestrais para dentro das universidades, se tornando exemplos do direito à educação.
Gravado entre 2016 e 2023, “Aprender a Sonhar” não apenas revela as dificuldades enfrentadas por esse grupo, mas também destaca o potencial de transformação social que ocorre quando jovens de diferentes comunidades têm acesso ao ensino superior. A experiência deles contribui para um ambiente universitário mais plural e diverso.
Ficha Técnica
- Título: Aprender a Sonhar
- Ano: 2025
- Formato: Longa-metragem, Documentário
- Duração: 78 minutos
- Idiomas: Português e Patxohã
- Direção e roteiro: Vítor Rocha
- Elenco: Taquary, Tamiwere e Povo Pataxó da Reserva da Jaqueira; Marina Barbosa e Quilombo Quenta Sol; Nadjane Cristina e Ocupação Quilombo Paraíso; Ana Paula e família Rosário
- Distribuição: Abará Filmes
- Produção: Caranguejeira Filmes
O documentário recebeu financiamento da SAV/MinC, Ancine, BRDE e FSA, enquanto a distribuição contou com apoio da Lei Paulo Gustavo Bahia e da Secult-BA.