A Cidade da Imagem (CDI) Conventinho, localizada no Centro Histórico de João Pessoa, está preparando uma extensa programação cultural para 2026. A equipe responsável pela produção deve finalizar as atividades planejadas na primeira quinzena de janeiro. Luciano Ricardo, que coordena os eventos no Conventinho, destacou que a programação incluirá diversas atividades culturais, capacitações na área de indústria criativa e oportunidades para empreendedores, todas com acesso gratuito. “Nossa missão é transformar a sociedade por meio da criatividade”, afirmou ele.
O Conventinho é uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e a Fundação Cultural (Funjope), com apoio do Banco do Nordeste Cultural. Ricardo enfatizou que o espaço se consolidou como um dos principais centros culturais do Nordeste, gerando impactos positivos em áreas social, cultural, econômica e urbanística para a população local.
Entre os projetos destacados, está a gravação da novela “Romaria”, que será realizada em João Pessoa e em Cabaceiras, conhecida como a “Roliúde Nordestina”. O projeto, coordenado pelo diretor Jayme Monjardim, contará com o apoio do Conventinho para toda a sua produção na capital.
Atualmente, o Conventinho está aberto para visitação e apresenta duas exposições. A primeira, chamada “Nordeste Expandido — estratégias de (re)existir”, contará com 195 obras de artistas nordestinos e ficará disponível até os primeiros meses de 2026. As obras incluem pinturas, gravuras, arte popular, bordados e cerâmicas, todas parte do acervo do BNB Cultural.
A segunda exposição, “Galerias Urbanas”, apresenta obras de diversos artistas, incluindo Cybele Dantas, uma renomada artista plástica e fotógrafa falecida em dezembro. As peças dessa exposição estão instaladas na área externa do Conventinho e têm mais de dois metros de altura.
O prédio que abriga o Conventinho, o Convento de São Frei Pedro Gonçalves, passou por um processo de restauração em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O investimento foi de cerca de R$ 6 milhões, oriundo de um convênio entre os governos federal e estadual, transformando o local em um centro de atividades culturais e de promoção da economia criativa.
Atualmente, o espaço é gerido pela Funjope, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e também por instituições do setor privado, buscando oferecer à população uma variedade de eventos que estimulem o desenvolvimento de projetos culturais.
Informações sobre visitação:
Horários
Quarta a sexta: 9h às 17h
Sábado e domingo: 13h às 20h (exceto feriados)Localização
CDI Conventinho
Rua Padre Antônio Pereira, 54 – Varadouro/Centro Histórico