quarta-feira, 24 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

CMPC celulose e Neltume ports firmam parceria para terminal em Rio Grande

EM 23 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 22:43

A CMPC Celulose e a Neltume Ports se uniram para criar a joint venture Terminal Rio Grande do Sul S/A. O objetivo é implantar um terminal portuário dedicado à movimentação de celulose e carga geral no Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

No início deste mês, o Terminal Rio Grande do Sul recebeu da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) a validação para a formalização de um Contrato de Adesão. Este contrato é fundamental para a construção e operação de um Terminal de Uso Privado (TUP) na região, estabelecendo uma parceria entre a empresa e o Ministério de Portos e Aeroportos.

Na última sexta-feira, foi assinado oficialmente o Contrato de Adesão entre a Secretaria Nacional de Portos, o Ministério de Portos e Aeroportos, a ANTAQ e o Terminal Rio Grande do Sul S/A. Este documento concede à empresa o direito de implantar e operar as novas instalações portuárias.

O projeto inclui a construção de dois berços de atracação para navios, dois para barcaças e um armazém com capacidade para armazenar até 194 mil toneladas de celulose. A expectativa é que essa expansão aumente consideravelmente a capacidade logística do Porto do Rio Grande. Os investimentos previstos somam cerca de R$ 1,5 bilhão.

Durante a fase de construção, a obra deve gerar mais de 1.200 empregos diretos. Após a conclusão, o terminal deve criar aproximadamente 450 vagas diretas e mais de 2.100 empregos indiretos, incluindo prestadores de serviços e caminhoneiros. O projeto ainda prevê um repasse de R$ 142,7 milhões para a Portos RS, que será destinado à dragagem do Canal de Acesso e da Bacia de Evolução do Porto Novo, um passo importante para beneficiar todas as operações no local.

Os próximos passos para a concretização do projeto incluem a Cessão de Uso do terreno, que já está em andamento com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU). Após essa etapa, serão realizadas audiências públicas e obter a Licença Prévia e a Licença de Instalação junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) do Rio Grande do Sul.

Receba conteúdos e promoções