Uma nova previsão meteorológica indica a formação de um ciclone extratropical e uma frente fria que devem afetar o Sul do Brasil, além de algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste. O alerta é para temporais e ventos fortes entre os dias 8 e 11 de dezembro de 2025.
A criação do ciclone e da frente fria está sendo observada entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul. Os impactos desse sistema climático serão mais intensos nas regiões mencionadas até o dia 11 de dezembro, provocando a formação de nuvens carregadas que podem resultar em chuvas intensas, raios e ventos fortes.
De acordo com as previsões, este ciclone terá uma intensidade significativa, com pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa. Nos dias 10 e 11 de dezembro, espera-se que ventos alcancem velocidades entre 90 e 120 km/h, principalmente em áreas litorâneas e regiões montanhosas dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A formação do ciclone começa com uma área de baixa pressão na tarde do dia 8 de dezembro. Na madrugada do dia 9, o ciclone estará completamente organizado, se movendo para o oeste do Rio Grande do Sul. A expectativa é que na noite do dia 9, o centro do ciclone alcance a Grande Porto Alegre, deslocando-se lentamente para o mar.
Embora a formação do ciclone possa trazer ventos e temporais para o Sudeste e o Centro-Oeste, o ciclone em si não deve passar por essas regiões. Ele se formará no Sul e, em seguida, seguirá para o oceano ao largo da costa gaúcha.
Frentes frias acompanhadas de ciclones extratropicais são fenômenos comuns na América do Sul. Muitas dessas frentes se formam na Antártida e impactam o sul da Argentina e do Chile, com apenas 5 a 7 chegando ao Brasil a cada mês. Recentemente, um fenômeno similar já havia ocorrido entre 7 e 8 de novembro, e agora voltará a acontecer entre 8 e 9 de dezembro.
Os estados que sentirão os efeitos dessa nova frente fria incluirão todos os do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Grande Porto Alegre já deve enfrentar temporais a partir da madrugada do dia 9 de dezembro, com ventos mais intensos na quarta-feira, dia 10. Em Florianópolis, os dias 9 e 10 também serão instáveis, assim como em Curitiba, onde a terça-feira trará instabilidade climática.
No Sudeste, os estados mais afetados serão São Paulo, o centro-sul do Rio de Janeiro e a região de Minas Gerais. Contudo, o impacto não será tão severo quanto no Sul. Espera-se que o aumento do vento comece a ser sentido no dia 9, com as rajadas mais intensas ocorrendo em 10 de dezembro.
Já no Centro-Oeste, o estado de Mato Grosso do Sul será o mais impactado, sentindo os efeitos do ciclone em sua proximidade. Ventos moderados podem ser sentidos desde o dia 8 de dezembro, com o pico de intensidade ocorrendo no dia seguinte.
A população é aconselhada a acompanhar as previsões diárias para se manter informada sobre eventuais mudanças no tempo e se preparar para as condições climáticas adversas.