Nesta terça-feira, 23, o Rio Grande do Sul enfrentará mais um dia de clima instável, com previsão de chuvas e riscos de transtornos em várias regiões. Segundo a MetSul Meteorologia, um fenômeno conhecido como rio atmosférico, que traz um grande volume de umidade da região Amazônica, está atuando sobre o estado. Essa umidade, característica de massas de ar tropicais, provoca chuvas em todas as áreas gaúchas.
As chuvas devem ser intensas, e a meteorologia alerta que, em muitos pontos do estado, poderão ocorrer precipitações fortes a muito fortes. Isso aumenta o risco de alagamentos, inundações repentinas, transbordamentos de rios e enxurradas. Na segunda-feira, 22, quatro municípios já relataram à Defesa Civil prejuízos causados pela chuva.
A previsão para a manhã indica chuvas em algumas partes do estado, mas a intensidade e a frequência devem aumentar ao longo da tarde e noite. Apesar disso, é possível que algumas cidades tenham breves momentos de sol. O clima continuará úmido e abafado durante o dia.
Em Erechim, por exemplo, a previsão é de chuva persistente ao longo do dia, com temperaturas variando entre 19 °C e 25 °C. Portanto, as autoridades locais recomendam que a população esteja atenta às orientações da Defesa Civil e evite áreas de risco.