Dia Mundial de Luta contra a Aids: Recordando Estrelas que Partiram
No dia 1º de dezembro, celebramos o Dia Mundial de Luta contra a Aids, uma data importante que busca aumentar a conscientização sobre essa doença, seus impactos e a necessidade da prevenção. Instituída para incentivar o entendimento e o debate sobre a Aids, essa data também nos lembra das pessoas que perderam suas vidas devido a complicações relacionadas ao vírus HIV.
Durante a década de 1980, um período em que a epidemia se tornou mais visível, diversas personalidades da televisão brasileira tiveram suas vidas interrompidas pela doença. A seguir, relembramos sete estrelas que marcaram a televisão e faleceram em decorrência da Aids.
Rodolfo Bottino
Rodolfo Bottino foi um famoso galã de novelas da Globo durante os anos 1980 e 1990. Após se afastar das novelas, dedicou-se à apresentação de programas culinários e também a um restaurante que gerenciava. Em 2009, ele revelou que era portador do vírus HIV e, infelizmente, faleceu em 11 de dezembro de 2011, aos 52 anos, devido a uma embolia pulmonar.
Carlos Augusto Strazzer
Carlos Augusto Strazzer, bissexual assumido, destacou-se em tramas da TV Tupi e da Globo. Ele faleceu em 19 de fevereiro de 1993, aos 46 anos, por complicações respiratórias resultantes da Aids. Nos últimos anos de sua vida, ele participou de novelas como “Mandala” e “Que Rei Sou Eu”.
Lauro Corona
Lauro Corona era um dos galãs mais queridos da televisão, famoso por suas atuações em novelas como “Dancin’ Days” e “Vereda Tropical”. Em 1989, ele se afastou da novela “Vida Nova” para se dedicar ao tratamento da doença. Ele faleceu em 20 de julho, aos 32 anos, deixando uma grande tristeza entre os fãs.
Caíque Ferreira
Assim como Lauro, Caíque Ferreira também teve destaque em “Corpo a Corpo”. Além disso, brilhou na novela “Amor com Amor se Paga”. Após se afastar das telas para se dedicar ao teatro, ele perdeu a batalha contra a Aids em 12 de janeiro de 1994, aos 39 anos.
Cláudia Magno
Cláudia Magno foi uma das musas das novelas da Globo nos anos 1980, e sua presença marcante conquistou o público. Ela faleceu em 5 de janeiro de 1994, aos 35 anos, devido a insuficiência respiratória aguda relacionada à Aids, pouco depois de deixar o elenco de “Sonho Meu”.
Rubens Corrêa
Rubens Corrêa foi um renomado ator e diretor de teatro, conhecido por seu trabalho em novelas como “Partido Alto” e “Kananga do Japão”. Ele faleceu em 22 de janeiro de 1996, aos 64 anos.
Thales Pan Chacon
Thales Pan Chacon se destacou em produções da Globo como “Fera Radical” e “O Salvador da Pátria”. Ele morreu em 2 de outubro de 1997, aos 40 anos. Sua última participação foi na novela “Os Ossos do Barão”, que gravou com dificuldade. Sua esposa, Carla Camurati, revelou que o casal guardou em segredo seu diagnóstico devido ao preconceito da época.
Essas histórias não apenas ressaltam a luta contra a Aids, mas também nos lembram da importância de continuar a promover a conscientização e a empatia em relação a essa doença.