O forte calor que atingiu o Rio Grande do Sul nos últimos dias deve começar a diminuir em algumas áreas, mas ainda vai persistir em outras até o final de novembro. Na última sexta-feira, o estado registrou temperaturas próximas aos 40°C. No entanto, as previsões para este final de semana indicam que as temperaturas não vão passar dessa marca elevada, embora a sensação de abafamento continue.
Para este sábado, 29 de novembro, o tempo deve permanecer quente na região metropolitana. Em Porto Alegre, a expectativa é de que a temperatura alcance 32°C. Em outras cidades, como Novo Hamburgo, os termômetros podem marcar 31°C, e em Parobé, até 30°C. Durante o dia, há possibilidade de instabilidades e até mesmo chuvas, com risco de temporais.
No centro, oeste e noroeste do estado, as temperaturas devem chegar a 35°C ou até mais. Esse cenário quente deve ser característico também no domingo, 30 de novembro. Apesar da presença do sol, diversas regiões terão mais nuvens, e algumas áreas poderão receber chuvas entre a tarde e a noite. No entanto, essas chuvas podem ser irregulares e mal distribuídas. Os meteorologistas alertam que há riscos de temporais fortes em algumas localidades.
Partes do noroeste gaúcho e a região do médio Uruguai devem registrar temperaturas superiores a 35°C novamente. Na região do Vale do Sinos, os termômetros podem alcançar os 30°C mais uma vez. O clima já tem acarretado situações de instabilidade, e o alerta para temporais permanece ao longo do final de semana.