Melhoria nas condições do tempo é esperada no sábado, mas novos temporais podem chegar no domingo
A previsão do tempo para a região Sul do país indica que nesta sexta-feira, 28, áreas da metade leste, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, estão sob a ameaça de tempestades e chuva de granizo. Essa instabilidade climática é causada pela presença de uma frente fria que se aproxima do oceano.
Embora existam chances de fenômenos severos, as projeções apontam que os volumes de chuva não devem ser muito altos, o que pode significar que os transtornos, como alagamentos, devem ocorrer de forma pontual.
No sábado, 29, a situação promete ser mais tranquila, com a presença do sol na maior parte do dia. No entanto, a partir de domingo, 30, a possibilidade de novos temporais aumenta. Isso se deve à formação de um sistema de baixa pressão sobre a Argentina, que tende a provocar instabilidades climáticas significativas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em algumas partes do Paraná.
Em relação a alertas, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma mensagem via celular nesta sexta-feira, instruindo a população sobre a situação meteorológica e sugerindo que as pessoas se abrigassem longe de árvores, placas e postes de energia. Este é o segundo uso dessa ferramenta no estado.
A Comissão Permanente de Atuação em Emergências de Porto Alegre também se reuniu para discutir estratégias preventivas. O aviso amarelo emitido pela Defesa Civil municipal ocorreu após a análise das condições climáticas, que indicam a possibilidade de granizo entre o final da manhã e a tarde desta sexta.
De acordo com informações do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil e da Catavento Meteorologia, a combinação de altas temperaturas, que podem chegar a 34°C, e alta umidade aumenta o risco de formação de áreas de instabilidade. Esse ambiente favorece a ocorrência de granizo isolado e rápidas pancadas de chuva, com previsão de acumulados próximos a 10 mm, além de descargas elétricas e ventos fortes, com rajadas de até 50 km/h.
A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu alertas para diversas regiões do estado, reforçando os riscos de chuvas intensas, ventos fortes e granizo ao longo do dia. A população deve estar atenta às orientações das autoridades e se preparar para possíveis mudanças no clima.