domingo, 21 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Leite domina disputa pela vaga no Senado no RS

EM 25 DE NOVEMBRO DE 2025, ÀS 14:18

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do partido PSD, lidera as intenções de voto para o Senado nas eleições de 2026, de acordo com uma pesquisa recente. Realizada entre 21 e 24 de novembro com 1.200 entrevistados, a pesquisa tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais. Leite aparece à frente em ambos os cenários analisados, contabilizando 19% das preferências.

Em segundo lugar, em empate técnico com Leite, está a ex-deputada federal Manuela D’Ávila. Manuela, que está sem partido após sua saída do PCdoB, deve se filiar ao PSOL em dezembro. Ela obteve 16% e 17% em duas situações distintas analisadas na pesquisa.

Ainda no cenário das eleições para o Senado, o deputado federal Paulo Pimenta, do PT, aparece logo atrás de Manuela, com 15%. O deputado Marcel van Hattem, do partido Novo, também registra 15% em um cenário em que o senador Paulo Paim, do PT, tem 13%. Outros candidatos, como o deputado Sanderson, do PL, e o senador Luis Carlos Heinze, do PP, também se destacam na pesquisa.

Na disputa pelo governo do estado, Luciano Zucco, do PL e líder da oposição na Câmara, é o favorito, com 27% das intenções de voto. Em seguida, temos a ex-deputada estadual Juliana Brizola, do PDT, e o ex-deputado Edegar Pretto, do PT, ambos com 21%. Quando o atual prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, do MDB, é incluído, ele e Zucco se emparelham, com 23% e 24%, respectivamente, enquanto Juliana e Pretto permanecem próximos, com 21% e 20%.

Juliana mostra uma performance competitiva em um cenário onde Pretto não é considerado, liderando com 31% contra 29% de Zucco. Isso sugere que os eleitores de Juliana e Pretto podem estar alinhados, indicando que ambos disputam o mesmo segmento eleitoral à esquerda.

A pesquisa também revela que Eduardo Leite deve deixar o governo como um dos gestores mais bem avaliados no estado. Quarenta e quatro por cento dos entrevistados mencionaram que ele foi o melhor governador dos últimos três, superando Tarso Genro, do PT, que obteve 27%, e José Ivo Sartori, com 14%. A aprovação geral do governo de Leite é de 62%, e 39% dos gaúchos consideram sua gestão ótima ou boa. Além de suas aspirações para o Senado, Leite é cogitado como potencial candidato à presidência em 2026 pelo PSD, embora ainda não seja o favorito dentro de seu partido.

Receba conteúdos e promoções