O vice-governador Gabriel Souza foi confirmado como pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026 pelo MDB. Ele recebeu um apoio significativo durante o Natal, com Eduardo Leite, atual governador e membro do PSD, escolhendo-o como seu representante na disputa pelo Palácio Piratini.
Na noite de quinta-feira, 25, o deputado federal Luiz Carlos Busato, que preside o União Brasil no Estado, anunciou em uma reunião com Gabriel Souza e Eduardo Leite que seu partido vai apoiar a pré-candidatura de Souza. Busato destacou que essa decisão é unânime e conta com o apoio dos deputados estaduais Aloísio Classmann, Dirceu Franciscon e Dr. Thiago Duarte, além da Executiva Nacional do União Brasil, presidida por Antônio Rueda.
Busato relembrou que já havia apoiado Eduardo Leite em campanhas anteriores, tanto em 2018 como em 2022. Em 2018, foi o primeiro partido a apoiar Leite, indicando Ranolfo Vieira Júnior como candidato a vice-governador. Em 2022, na reeleição de Leite, o União Brasil também foi o primeiro a manifestar seu apoio. Agora, Busato reiterou que a sigla é a primeira a oficializar apoio a Gabriel Souza, citando os avanços que o governo trouxe para os municípios gaúchos.
O apoio do União Brasil a Gabriel Souza é considerado importante, já que o partido possui forte presença no interior do estado. Além disso, o União Brasil está em processo de formação de uma federação com o Progressistas, que também tem uma base sólida no interior. O Progressistas está avaliando a possibilidade de lançar seu próprio candidato ou indicar o novo nome do PL, Luciano Zucco, como vice.
No dia 4 de dezembro, líderes do União Brasil e do Progressistas se reuniram em Brasília para formalizar a criação da federação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para que a federação entre em vigor nas eleições de 2026, o pedido precisa ser analisado e julgado pelo TSE até o início de abril de 2026.
Além de Gabriel Souza, outros pré-candidatos ao governo do Rio Grande do Sul já foram lançados, incluindo Luciano Zucco (PL), Edegar Pretto (PT), Juliana Brizola (PDT), Marcelo Maranata (PSDB) e Evandro Augusto (Missão). O Progressistas também tem dois nomes se colocando para a disputa: Ernani Polo e Covatti Filho, que pode ser indicado como vice de Zucco. A sigla petista, por sua vez, tenta atrair Juliana Brizola para compor como vice. Pesquisas recentes apontam que Zucco, Juliana e Pretto estão liderando a corrida eleitoral.