quinta-feira, 25 de dezembro de 2025
Notícias de última hora

Irregularidades em lotes de café são encontradas em cinco Estados

EM 25 DE DEZEMBRO DE 2025, ÀS 11:44

O Ministério da Agricultura emitiu um alerta nacional após descobrir irregularidades em lotes de café torrado e moído. O problema identificado inclui a presença excessiva de impurezas, como galhos, folhas e cascas, além de materiais estranhos como pedras, areia, grãos ou sementes, ultrapassando o limite permitido por lei.

Após uma operação de fiscalização, 23 lotes foram desclassificados, e seus produtos, que já estavam à venda, foram recolhidos. A legislação determina que a presença de impurezas em café não deve exceder 1%.

Embora o Rio Grande do Sul não seja um estado produtor de café, algumas irregularidades foram registradas lá e em outros quatro estados. Os consumidores que comprarem marcas ou lotes que foram desclassificados devem interromper o consumo imediatamente e retornar ao local de compra para a substituição, conforme a orientação do Código de Defesa do Consumidor.

A empresa Solveig, responsável pela marca Terra da Gente, afirmou que os lotes que constam na lista do Ministério são antigos, já foram segregados e não estão mais no mercado. Outras empresas foram contatadas, mas até o momento não houve resposta.

### Lotes localizados no Rio Grande do Sul:

– Marca Terra da Gente – Tradicional: Stok Center (Comercial Zaffari LTDA)
– Marca Terra da Gente – Tradicional: Atacadão Comércio de Gêneros Alimentícios LTDA
– Marca Terra da Gente – Extra Forte: Stok Center (Comercial Zaffari LTDA)
– Marca Terra da Gente – Extra Forte: Atacadão Comércio de Gêneros Alimentícios LTDA
– Marca Made In Brazil: Compra do Poder Público

Os consumidores devem estar atentos aos lotes e agir rapidamente caso tenham adquirido algum produto afetado.

Receba conteúdos e promoções