Um vendaval que atingiu o Rio Grande do Sul desde a tarde da última segunda-feira (15) deixou aproximadamente 42 mil pontos sem energia elétrica. As consequências do temporal, que trouxe ventos fortes e chuvas intensas, foram significativas.
Na área que tem como concessionária a CEEE Equatorial, cerca de 34 mil clientes ainda enfrentam falta de luz. No total, 256 mil unidades sofreram cortes no abastecimento, mas mais de 220 mil já tiveram a energia restabelecida, o que representa cerca de 86% da recuperação.
As localidades mais afetadas pela tempestade dentro da área da CEEE Equatorial foram Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Guaíba e Eldorado do Sul. Nesses lugares, a queda de árvores e galhos provocou grandes danos na rede elétrica, dificultando o acesso das equipes de reparo.
Na área da R-G-E, cerca de 7,6 mil clientes continuam sem energia na terça-feira (16), representando 4,3% dos consumidores impactados. As regiões mais afetadas incluem o Vale do Taquari, Vale do Sinos, Vale do Rio Pardo e a Região Metropolitana. No auge do temporal, 173,8 mil clientes da R-G-E perderam o fornecimento de luz, mas, com o esforço das equipes de trabalho, mais de 95% da energia já foi restabelecida.
As concessionárias estão concentradas nos locais onde a situação é mais delicada. Elas pedem aos moradores que evitem se aproximar de fios partidos ou galhos que estejam em contato com a rede elétrica e que relatem problemas utilizando os canais de atendimento disponíveis.