Operação Verão Total: segurança reforçada no Litoral e em regiões turísticas do Rio Grande do Sul
A partir do próximo sábado, 13 de outubro, quase 3,3 mil profissionais de segurança pública do Rio Grande do Sul iniciarão a Operação Verão Total. Essa ação visa reforçar o policiamento e o atendimento em áreas como o Litoral e outras regiões turísticas do estado.
O plano foi anunciado pelo governo do estado e envolve a participação de diversos órgãos de segurança, incluindo a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias e Detran. Serão utilizadas mais de 500 viaturas e até helicópteros para apoio aéreo, com a ideia de ampliar a segurança durante o verão.
Além do foco no Litoral Norte e Sul, a operação se estenderá para a Serra, a Costa Doce e a Fronteira, onde há um aumento considerável no movimento de pessoas durante a temporada de verão.
O Corpo de Bombeiros será o responsável pela coordenação de um efetivo de 930 guarda-vidas. Eles estarão distribuídos em 264 guaritas, cobrindo tanto praias marítimas quanto balneários de água doce. A equipe de guarda-vidas é composta por 638 militares, entre bombeiros e policiais, além de 282 civis temporários contratados para o período.
Para garantir um atendimento mais ágil e eficaz, a Operação Verão Total contará com 18 quadriciclos e 18 motos aquáticas. Esses veículos permitirão deslocamentos rápidos ao longo da orla, facilitando ações de salvamento quando necessário. O Corpo de Bombeiros reforça a importância de que os banhistas busquem se posicionar próximo às guaritas, respeitem as bandeiras que indicam os riscos e evitem áreas sem cobertura de salva-vidas.
A Operação Verão Total vai até o final de março, acompanhando o aumento do fluxo de turistas e moradores nas regiões de lazer e praia. Com isso, o governo do estado busca garantir uma temporada de verão mais segura para todos.