Vistorias no Porto de Rio Grande Garantem Segurança no Abastecimento de Navios
Em novembro de 2025, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou vistorias nas empresas que abastecem navios no Porto de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. O principal objetivo da ação foi identificar os envolvidos nesse processo de abastecimento, analisar a gestão de riscos de acidentes e avaliar a necessidade de incluir essas empresas no Plano de Área do Porto de Rio Grande (PAPORG).
As inspeções foram realizadas pela equipe técnica de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais no Rio Grande do Sul (Nupaem-RS), em parceria com a empresa Portos RS. Durante as vistorias, os técnicos acompanharam as atividades de carregamento, transporte de combustíveis e abastecimento de navios. As empresas que passaram pela inspeção realizam o abastecimento diretamente no costado das embarcações, utilizando os cais dos terminais ou áreas de fundeio autorizadas pela Capitania dos Portos.
Após as vistorias, duas das empresas vistoriadas foram convidadas a integrar o PAPORG e participaram de uma reunião do colegiado ainda em novembro. Outra empresa deve ser chamada para integrar o plano nos próximos dias.
O PAPORG reúne os Planos de Emergência Individual (PEI) de empresas que operam sob risco de contaminação por óleo. O plano tem como objetivo fortalecer ações de prevenção e resposta a emergências, além de promover suporte mútuo em casos de incidentes mais complexos. Atualmente, o PAPORG está em fase de revisão e tem buscado abrir o diálogo com novos operadores da região para ampliar sua colaboração.
Essa iniciativa é parte dos esforços do Ibama para garantir a segurança ambiental nas operações portuárias, visando prevenir acidentes que possam comprometer o ecossistema local.