Governo do Rio Grande do Sul Foca no Turismo como Setor Estratégico
O turismo no Rio Grande do Sul está se tornando uma prioridade para o governo estadual, que vê o setor como uma oportunidade promissora para atrair investimentos. A Invest RS, agência responsável pela promoção das economias do estado, está em fase de desenvolvimento de um novo documento que apresentará o potencial turístico da região.
Recentemente, a agência lançou documentos que destacam oportunidades de inovação e transição energética. O portfólio de inovação, por exemplo, reúne R$ 7 bilhões em oportunidades e o de transição energética agrupa até R$ 57,6 bilhões em projetos.
O novo material, conhecido como “book do turismo”, está programado para ser lançado em 2026. Este documento será produzido em colaboração com a Secretaria de Turismo, o Sebrae-RS, e o Transforma RS, além de contar com o apoio da Embratur. O objetivo é criar um portfólio detalhado que mostre o potencial turístico do estado, com foco em incentivá-lo e torná-lo mais conhecido.
Rafael Prikladnicki, presidente da Invest RS, destaca que esses livros são uma maneira prática e estratégica de reunir informações sobre as oportunidades do estado em diferentes setores. “Estamos criando um portfólio permanente para mostrar aos investidores o que o Rio Grande do Sul tem a oferecer. Nós, como gaúchos, conhecemos bem nosso potencial, mas precisamos organizá-lo e divulgá-lo”, afirma Prikladnicki.
A Invest RS celebra o primeiro ano de atividades e planeja realizar dois eventos na próxima semana para apresentar os resultados alcançados até o momento. Essas iniciativas são parte de um esforço contínuo para impulsionar o desenvolvimento econômico do estado, posicionando o turismo como um dos pilares dessa estratégia.